terça-feira, março 6

Sistema israelense permite que cegos "vejam" o som de objetos


O Dr. Amir Amedi e sua equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém criaram um dispositivo que promete mudar a vida de deficientes visuais. Trata-se de um aparelho que permite aos cegos transformar o som em visão, ou seja, "ver" o som das coisas.
Basicamente, o conceito havia sido inventado por Peter Meijer, pesquisador holandês, que criou um algoritmo que tem a função de traduzir as diferentes posições e aparência de objetos em distintos tons.
Agora, a equipe de Amedi descobriu que esses tons ou sons criados realmente ativam o córtex visual (parte do cérebro responsável por processar a visual visão) das pessoas cegas, fazendo com que eles consigam ver.
As áreas que são responsáveis por identificar cores, formas, localização e posição e que são ativadas em pessoas normais quando elas vêm algo, também funcionam em pessoas cegas que usam o sistema de Amir.



Esses pacientes recebem um rápido treinamento para aprenderem a interpretar a "paisagem sonora" de objetos, pessoas e cenários. Assim, eles conseguem localizar onde está cada obstáculo, vendo seu formato e até sua posição. Com o dispositivo, por exemplo, eles conseguem ler!

Dr. Amedi diz que "o cérebro não é uma máquina sensorial, embora muitas vezes se pareça com uma. Ele é uma máquina de tarefas". É a tecnologia, novamente, diminuindo as barreiras para a vida dos seres humanos. 
fonte:olhardigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário