Manter a lista de
contatos no celular sempre atualizada é uma atividade trabalhosa,
principalmente para quem gosta de personalizar imagens de exibição e toques.
Com isso, às vezes trocar de celular pode significar muito trabalho para ter
todos os contatos de volta.
Para que isso não
aconteça, você pode fazer um backup de todos os contatos armazenados em seu
aparelho com Android. O processo é bem simples e é possível utilizar serviços
como o Dropbox para exportar a sua lista e, depois, importá-la no novo
aparelho. Confira o passo a passo abaixo.
Você vai precisar de...
O passo a passo
1) Ao abrir o
aplicativo pela primeira vez, um contrato de direito autorais do app é mostrado
na tela. Selecione a opção “Accept” para prosseguir com o uso da aplicação ou
“Decline”, caso não concorde com as cláusulas.
2) Na tela principal
do programa, selecione a opção “Backup to SD Card”. Isso fará com que o backup
da sua lista seja realizado e armazenado o cartão de memória do aparelho.
3) Agora, você pode
selecionar para onde deseja enviar o backup criado. As principais opções são o
Dropbox, para quem possui conta no serviço de armazenamento online, e o email.
Há ainda como enviar o arquivo CSV gerado para algum contato do Skype ou por
Bluetooth.
Mais opções
Uma característica
bem legal do Backup Contacts é que, caso você queria enviar o arquivo por
email, pode configurar o assunto e a mensagem que será mostrada quando o
destinatário abrir seu recado.
Essas opções podem
ser vistas na tela de configurações do programa, selecionando a opção “Mail
Setup”. Você também pode escolher quais dados do contato serão armazenados no
arquivo CSV. Nome, endereço de email, telefone, anotações pessoais, data de
aniversário e muitas outras informações podem ser selecionadas ou deixadas de
fora, você escolhe.
Isso pode ser feito
acessando o item “CSV Custom Style”, presente na tela de configurações do
Backup Contacts. Uma lista com todas as opções disponíveis é exibida na tela.
Você só precisa marcar aquelas que deseja enviar para o backup. Sempre que
alterar alguma opção de armazenamento, não se esqueça de pressionar “Backup to
SD Card” novamente para sobrescrever o arquivo criado anteriormente.
Dica extra: Android + Google Contacts
Outra forma bem legal
de fazer backup é utilizando o recurso de sincronização do Android com a sua
conta do Google. Utilizando o Contacts da gigante da internet, você consegue
manter toda a sua lista em perfeita sincronia com o Android. Qualquer alteração
feita no aparelho é replicada para o serviço da Google, e vice-versa.
Para sincronizar a
sua conta do Gmail com o Android, é só seguir os passos mostrados abaixo. O
processo é bem simples e qualquer pessoa consegue ter essa facilidade
funcionando a seu favor.
1) Acesse as
configurações de contatos no Android.
2) O segundo passo é
selecionar a opção “Contas”.
3) Em “Gerenciar
contas”, pressione o botão “Adicionar conta”. Uma série de serviços será
mostrada na tela. Escolha “Google” e insira os seu nome de usuário e senha de
acesso.
4) Agora, selecione a
conta recém-adicionada e escolha quais serviços deseja sincronizar com o
Google.
5)
Pronto! Você só precisa organizar a lista e unir os contatos que aparecem duas
vezes por terem vários emails.
A ideia de
sincronizar os contatos do Google com o Android é facilitar para que você não
precise adicionar manualmente todas as informações sempre que trocar de
aparelho. Porém, para que essa conexão seja uma ajuda, e não um problema, é
preciso manter a lista do Google organizada.
Leia mais em: tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário