terça-feira, fevereiro 14

Sistema de compartilhamento de conteúdo se diz imune a ataques do governo


Autoridades e conglomerados de mídia e entretenimento aumentam a pressão para que o livre compartilhamento de dados na Internet seja interrompido e passível de pesadas sanções legais. Mas a Internet sempre encontra um jeito, e o mais novo candidato a tirar as autoridades do sério é o Tribler.
Os criadores do sistema de compartilhamento garantem que ele é resiliente e criado para suportar praticamente qualquer ataque ou ação de desmobilização. Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Delft na Holanda, que dizem terem tê-lo testado nos últimos seis anos e que, neste período, ele não ficou offline um segundo sequer. A tecnologia só poderia ser realmente debelada e o compartilhamento de dados encerrado se a própria Internet fosse desligada.
O Tribler é, no fundo, uma versão amadurecida do popular e bem conhecido BitTorrent. Só que a diferença é que torrents podem ser caçados, deixam rastros e uma mobilização realmente grande e organizada tem, em tese, poder suficiente para tirar esse sistema do ar. O mesmo, segundo os desenvolvedores holandeses, é impossível com o Tribler.
Isso é possível porque o Tribler descentraliza completamente as informações sobre os arquivos compartilhados. Equivale a dizer que os registros estão em todos os lugares. Um exemplo disso é lembrar a maneira pela qual as autoridades norte-americanas desligaram o Megaupload. Eles cassaram o registro da página e sequestraram os servidores, ficando de posse do material armazenado.
Quando você faz a busca no Tribler, ele lista resultados de outros "peers", e não de uma página indexadora de torrents, como o The Pirate Bay. O conceito todo está baseado na noção de evitar servidores instáveis e registros que possam ser violados ou apagados. Embora usetrackers para conectar os diversos usuários, o Tribler pode continuar funcionando mesmo que todos os trackers do mundo sejam desligados.
fonte:techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário