segunda-feira, maio 21

Data centers


E é lá, nos datacenters, que fica guardado todo esse conteúdo infinito que a gente posta diariamente. São locais extremamente seguros que estão por trás de todo o processamento da web.
Os datacenters evoluíram muito nos últimos anos; e cresceram também. Cada vez mais servidores são necessários para suprir a crescente demanda de produtos e serviços online. Isso significa mais espaço, mais banda, mais poder de processamento e, também, mais energia tanto para os computadores, quanto para fazer funcionar os sistemas de refrigeração. E é aí que mora um grande dilema: um datacenter consome muita energia; metade dela apenas para refrigeração do espaço e das máquinas. "Quando você fala eficiência, é aproveitar melhor a energia elétrica, o espaço e os recursos que estão disponíveis para você", explica Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner.
Atualmente um datacenter é composto por diversos tipos de servidor com potências diferentes. O consumo energético dentro dos datacenters é medido por "hack", os gabinetes onde ficam alocados os diversos servidores. "Um hack de baixa densidade, em geral, vai até 2 Kw/h. Entre 3 a 8 Kw/h é de média densidade, e mais que isso é um hack de alta densidade", diz Henrique.
Com esses números, podemos fazer uma comparação simples e ter uma noção de quant energia um datacenter consome. Vale lembrar que esses lugares funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana... o serviço é ininterrupto. Uma lâmpada de 100 watts, consome 2400 watts por dia; um pouco mais do que o rack de menor densidade consome por hora. Um computador comum consome, em média, 150 watts por hora de funcionamento. Ou seja, mesmo que a máquina permaneça ligada por 24 horas, o consumo de 3600 watts está muito abaixo do que gasta um servidor de densidade intermediária em apenas um hora!

É exatamente por esse altíssimo consumo de energia que, hoje, mais do que os desafios tecnológicos, os datacenters enfrentam um momento crítico. Além de atentar para o futuro do nosso Planeta, há uma enorme preocupação com a redução dos custos. A maioria dos datacenters mundo afora ainda têm o ar condicionado como principal fonte de refrigeração do ambiente. Mas já tem muita empresa aproveitando as energias da natureza para poder reduzir essa conta.
fonte: olhardigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário