quinta-feira, abril 12

Wi-Fi gratuito nos aeroportos apresenta problemas de conexão

Aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo começaram a oferecer, em caráter de teste, o acesso à internet sem fio, grátis e ilimitada. Os primeiros terminais a disponibilizar o serviço foram os de Guarulhos (São Paulo), Congonhas (São Paulo), Fortaleza, Galeão (Rio de Janeiro), Santos Dumont (RJ), Recife e Pampulha (Belo Horizonte). 

Na próxima semana (16 a 20 de abril) o serviço deve ser iniciado nos aeroportos de Brasília, Porto Alegre e Salvador. Até o final do mês os passageiros que embarcarem nos terminais de Viracopos (Campinas - SP), Natal, Confins, Manaus e Curitiba também poderão se conectar à internet.


"O sinal está disponível na sala de embarque dos aeroportos e com exclusividade para passageiros. Para se conectar, o usuário deve buscar o sinal e abrir o navegador da operadora parceira. O acesso será liberado após o preenchimento de um cadastro e o fornecimento do código do cartão de embarque”, explicou o superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Resende.

O serviço, no entanto, não permite a conexão de mais de um dispositivo. É preciso se desconectar de um aparelho e aguardar cerca de cinco minutos para poder fazer a conexão em outro dispositivo.

A internet sem fio grátis e ilimitada é uma evolução do sistema de internet grátis por 15 minutos, oferecida inicialmente em Guarulhos, Congonhas, Galeão e Brasília; e posteriormente levada aos terminais de Recife, Fortaleza e Salvador. 
Problemas de conexão

Mesmo há poucos dias no ar, alguns usuários do serviço já reclamaram da qualidade da conexão em Guarulhos. Além disso, no aeroporto de Brasília a internet gratuita estava sendo oferecida somente por tempo limitado (15 minutos), assim como acontecia na primeira fase do projeto. 

O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa da Infraero, que informou que a qualidade da conexão será determinada pelas operadoras habilitadas a oferecer o serviço. Apesar disso, eles afirmaram que deverão fiscalizar o serviço fornecido. 

A companhia ainda informou que, com a entrada de outras duas operadoras parceiras no projeto (Net e Linktel), o Wi-Fi deverá melhorar. Segundo a assessoria da Infraero, é difícil determinar com exatidão a qualidade da conexão já que esta depende do número de usuários que estão utilizando a rede no mesmo momento.

Em dezembro de 2011, em consulta pública, a Tim, Net e Linktel foram as companhias escolhidas pela Infraero para oferecer o Wi-Fi gratuito nos aeroportos. No entanto, até agora, somente a Tim conseguiu iniciar o projeto. A Linktel está oferecendo uma proposta de Wi-Fi pago, em que o usuário pode acessar a rede da empresa por laptop, tablet ou celular, pagando R$ 1,99 a hora. Já a Net afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que todos os detalhes do serviço ainda estão sendo definidos e ainda não há previsão para que a companhia inicie a oferta.

A Infraero informou que as empresas que prestarem o serviço poderão colocar anúncios nas salas de embarque e nas páginas de internet de autenticação. "Essa é uma contrapartida construída entre a Infraero e as empresas para remunerar os serviços oferecidos", afirmou o superintendente de Negócios Comerciais da Infraero, Claiton Resende.

Update 19h40: A Linktel informou que os contratos dos aeroportos de Viracopos, Brasília, Santos Dumond, Galeão e Congonhas acabaram de ser concluídos. Ou seja, a partir de hoje (11/04), a operadora vai passar a oferecer internet gratuita e ilimitada nestes terminais, além do serviço já operante de internet paga. Como a Infraero determinou que a Internet grátis estará restrita as salas de embarque e que o serviço não estará disponível para passageiros em conexões, a Linktel continuará oferecendo Wi-Fi pago para os passageiros que estão em conexões e ou em outros locais do aeroporto. Os contratos dos demais aeroportos ainda não foram assinados, portanto, não há previsão de quando a Linktel passará a oferecer o serviço deWi-Fi gratuito em outros terminais do país.
fonte:olhardigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário