segunda-feira, abril 16

Internet, será que existem tantos vírus assim?


A internet, como todos nós já sabemos, é algo praticamente indispensável, principalmente para pessoas como eu, profissionais da informática que precisam ficar quase que 24 horas conectado.Foi pensando na importância da rede mundial de computadores e o seu crescente número de usuários, que resolvi por meio dessa postagem, lhes apresentar a realidade relativa as pragas virtuais que circulam por toda a net e ao mesmo tempo, aconselha-los sobre como proteger melhor a sua máquina.

Para começar, responda: Você saberia quantos malwares existem para cada sistema operacional?.

Perguntinha difícil não?, bom, acredite se quiser, mas existem muito menos vírus do que se imagina, pelo menos é o que diz a analise que faz o Zdnet, que estudou a velocidade de adição de vírus a cada atualização feita por empresas da área.

 "Symantec publicou em 12 de abril, por exemplo, que seu banco de dados conta com 17.702.868 arquivos registrados – um número impressionante, mas que pode estar bem longe da realidade." diz o portal tecmundo.Dias antes, outra atualização havia sido feita e nela contava com 100 mil unidades a menos. Suspeita-se muito desse calculo.

O problema das assinaturas
Analisando a lista da Symantec, o site descobriu que cerca de 300 arquivos foram adicionados ao banco de dados – e a maioria eram malwares de outros tipos (alguns até alarmes falsos) ou revisões de ameaças já existentes.
Mas os tais 100 mil que saíram no relatório oficial? Esses aí seriam focados nas assinaturas dos vírus detectados – um código que seria a impressão digital dessas ameaças e que pode mudar aleatoriamente cada vez que o malware se replica. Desse jeito, fica fácil contabilizar um número na casa dos milhões.

Para descobrir quantos vírus existem na internet atualmente, seria necessário analisar as famílias de malwares e suas respectivas "mutações" – uma tarefa que, a essa altura do campeonato, seria trabalhosa e variável demais.
Como evitar malwares

  1. Bom, primeiro de tudo é preciso ter um e apenas um bom antivírus, caso tenha mais de um sua máquina não vai ter uma proteção reforçada, ela não terá sequer uma proteção.
  2. É importante a desfragmentação de disco semanal, e para isso você pode contar com programas como o ccleaner, que pode ser encontrado facilmente na internet.
  3. Não abra qualquer e-mail.
  4. Obviamente, tome cuidado com os sites que acessa.
  5.  mantenha o seu sistema operacional e ant-vírus  atualizados.
  6. E por ultimo, tome muito cuidado com as redes sociais, principalmente o facebook e o Orkut.

São poucas as dicas e a primeiro momento podem parecer até mesmo óbvias ou "toscas", mas elas podem evitar uma grande dor de cabeça no futuro!,

adaptado de : tecmundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário