terça-feira, março 20

Problemas em servidores Dns


Como resolver problemas com DNS:

Muitas vezes ficamos dependendo dos servidores da empresa de banda larga a que utilizamos, e como todos sabemos esses serviços não são de extrema qualidade em nosso país. Todos que navegam pela internet já devem ter sentido problemas com lentidão para que um site comece a carregar, onde o status no navegador fica algum parado em alguma coisa como “Aguardando resposta de…”, e logo depois a coisa desanda e resolve acessar com velocidade. Normalmente esse problema é de DNS.
Para as pessoas que não são da área vamos explicar rapidamente como funciona o DNS. A sigla DNS significa Domain Name System, em português Sistema de Nome de Domínio, e que funciona mais ou menos assim: Ao digitar um nome de domínio em seu navegador (como por ex. www.umadicapordia.com.br) o seu computador enviará uma requisição para o servidor DNS enviando para ele o nome que você digitou, ele retorna um endereço IP do servidor, assim seu computador consegue saber onde realmente está o site que você procura. Não entendeu? Não tem problema, o que você precisa saber é que sua navegação pode ficar mais veloz com essa dica.
Para isso você precisa modificar os servidores DNS de sua conexão para os IPs dos servidores do OpenDNS, sendo eles:
  • 208.67.222.222
  • 208.67.220.220
Se você utiliza um roteador (ou um modem com roteador) deverá entrar na configuração do seu aparelho e alterar na configuração de conexão, caso contrário acesse as configurações de sua rede no windows (ou outro sistema operacional) e modifique os endereços para os sitados acima. Se ainda está com dúvida de como modificar seu DNS poderá acessar o site do OpenDNS onde existe um guia para vários dispositivos (em inglês).


Nenhum comentário:

Postar um comentário