segunda-feira, fevereiro 27

Impeça que softwares inicializem com o Windows sem sua autorização


Muitas vezes instalamos programas que sem o nosso consentimento inicializam junto com o Windows e acabam por tornar o arranque do sistema extremamente lento.
Recorrendo ao “msconfig” é muito fácil contornar esta situação, mas se você já está cansado de toda hora ter que desativar aplicativos que sem perguntar iniciam com o Windows, então, você precisa conhecer o StartupEye.
O que este programinha leve e gratuito faz é monitorar os softwares que tentam se “infiltrar” na inicialização do sistema e alerta o usuário e impede que entradas com esta finalidade sejam gravadas no Registro do Windows. Além disso, ele verifica se o executável é malicioso consultando o site VirusTotal.
O StartupEye é muito leve e consome pouquíssimo recursos do sistema (+ ou – 2MB de RAM). Ele opera à partir da bandeja do sistema e permite você configurá-lo de acordo com suas necessidades.
Após instalado seu ícone aparecerá ao lado do relógio do Windows. Clicando com o botão direito do mouse você poderá realizar dois ajustes marcando ou desmarcando as duas caixas de seleção que referem-se a iniciar o programa junto com o Windows e emitir um alarme sempre que uma alteração for detectada.
Por padrão a opção de alerta é marcada e sempre que um aplicativo tentar modificar a chave do registro para tentar modificá-lo você será alertado através de um alarme sonoro e a exibição da informação completa como data e hora do evento, local do registro e caminho do sistema no qual o aplicativo está localizado.

Você pode clicar em “OK” para permitir, “Delete” para deletar ou “Scan File” para verificar o arquivo no VirusTotal funcionalidade esta que impede que softwares maliciosos se instalarem em sua máquina.
O StartupEye é um ótimo programa: cumpre o que promete e sua função que permite escaneamento apesar de ser algo simples é na maioria das vezes suficiente para uma surpresa desagradável. Vale o download!

Nenhum comentário:

Postar um comentário