sexta-feira, janeiro 6

Segurança, Hackers e Crackers

Hacker ou Cracker?

.

Originalmente, e para certos programadores, são hackers indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.
O termo "hacker, é erradamente confundido com "cracker", os "crakers" são peritos em informática também só que eles fazem o mau uso de seus conhecimentos utilizando para danificar quaisquer tipos de componentes eletrônicos, sendo que os hackers usam seu conhecimentos para a ajuda e aprimoramento de seus componentes.


» Outros termos utilizados na segurança da informação, para diferenciar os tipos de hacker/cracker são:

White hat - (hacker ético) hacker em segurança, utiliza os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros de concepção, dentro da lei. A atitude típica de um white hat assim que encontra falhas de segurança é a de entrar em contacto com os responsáveis pelo sistema, comunicando do fato. Geralmente, hackers de chapéu branco violam seus próprios sistemas ou sistemas de um cliente que o empregou especificamente para auditar a segurança. Pesquisadores acadêmicos e consultores profissionais de segurança são dois exemplos de hackers de chapéu branco.
Gray hat - Tem as habilidades e intenções de um hacker de chapéu branco na maioria dos casos, mas por vezes utiliza seu conhecimento para propósitos menos nobres. Um hacker de chapéu cinza pode ser descrito como um hacker de chapéu branco que às vezes veste um chapéu preto para cumprir sua própria agenda. Hackers de chapéu cinza tipicamente se enquadram em outro tipo de ética, que diz ser aceitável penetrar em sistemas desde que o hacker não cometa roubo, vandalismo ou infrinja a confidencialidade. Alguns argumentam, no entanto, que o ato de penetrar em um sistema por si só já é anti-ético (ética hacker).
Black hat - (cracker ou dark-side hacker) criminoso ou malicioso hacker, um cracker. Em geral, crackers são menos focados em programação e no lado acadêmico de violar sistemas. Eles comumente confiam em programas de cracking e exploram não tem domínio dos conhecimentos de programação. É pouco experiente, com poucas noções de informática, porém tenta fazer-se passar por um cracker a fim de obter fama, o que acaba gerando antipatia por parte dos hackers verdadeiros. Cerca de 95% dos ataques virtuais são praticados por script kiddies.

Newbie - Newbie, Noob ou a sigla NB, é aquele jovem aprendiz de hacker que possui uma sede de conhecimento incrivel, pergunta muito e é ignorado e ridicularizado maioria das vezes, ao contrario dos lammers não tenta se pôr acima dos outros, geralmente é muito simples e possui uma personalidade ainda fraca.
Phreaker - Especialista em telefonia móvel ou fixa.
Cracker - Tanto pode ser entendido como pessoa com amplo conhecimento em sistemas operacionais que usa seus conhecimentos para o "mal" como pode ser também especialista em encontrar falhas de segurança ou decifrar códigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário