terça-feira, janeiro 31

Sabia que redes wi-fi são perigosas?


Estão cada vez mais comuns as redes sem fio, eu particularmente adoro as redes wi-fi pelo simples fato de não precisar estar em um só ponto com o meu computador para acessar a internet, detesto aqueles cabos que servem para dar conexão aos computadores.Mas todavia, como boa parte ou senão todo o bom profissional de informática, sei também que as redes sem fio oferecem grandes riscos aos usuários devido ao simples fato de quem as mantém não ligar para a segurança dos pcs que as utilizam, ou seja eles não as protegem, isso deixa os seus dados vulneráveis, qualquer outro usuário pode acessa-los sem que você saiba!.
Existem varias formas de ataques as redes wi-fi, sendo a mais comum entre elas a criação de uma "Rede fantasma", funciona da seguinte forma: junto a rede é criada um servidor de nomes  (DNS),
Ao se conectar nesses servidores e acessar um site importante (e-mail, redes sociais e transações financeiras), o DNS “engana” o computador fazendo com que ele acesse uma página clonada para que o usuário deposite suas informações em um banco de dados particular.
Com essas informações, o dono do servidor pode acessar seu e-mail, suas redes sociais e até mesmo fazer transações bancárias em seu nome.
Sniffer
Sniffer é um programa ou um dispositivo dedicado especializado em interceptar pacotes de dados numa rede. Esses dispositivos conseguem capturar dados como conversas de mensagens instantâneas, senhas não criptografadas e arquivos enviados e baixados do seu computador.
Os Sniffers são praticamente indetectáveis para quem utiliza o Windows, e mesmo os usuários Linux tem certa dificuldade para encontrar ferramentas de detecção.
Ataques de Xploits
Todo sistema possui falhas, e são justamente essas falhas que podem ser exploradas por hackers antes mesmo da empresa responsável pelo software lançar um patch de correção. Dependendo da gravidade das falhas de segurança, o hacker pode ter acesso completo ao seu computador.
Cuidados
Conhecendo os ataques é bem mais fácil saber quais são os cuidados a se tomar para não cair nas armadilhas de redes sem fio desprotegidas. Além das dicas de sempre, como manter antivírus, firewall, sistema operacional e demais softwares atualizados, é importante:
. Verificar se a rede sem fio é mesmo a rede oferecida pelo estabelecimento. Em locais como shoppings e aeroportos, qualquer um com um laptop pode simular uma rede sem fio e criar uma rede duplicada. Vale a pena perguntar ao atendente qual é o nome da rede e conferir com aquele que você está tentando acessar.
. Desabilitar os compartilhamentos de arquivos e impressoras, pois eles aumentam as portas abertas em seu computador.
. Verificar se o site realmente é o que parece.
. Digitar a senha errada de propósito na primeira vez. Se o site não der o erro que você está acostumado a ver, desconfie.
. Evitar fazer transações financeiras nesse tipo de ambiente.
Em alguns casos, a melhor saída é optar por não usar as redes Wi-Fi públicas com frequência. Se você realmente precisa utilizar a Internet fora de casa, é recomendável a compra de um Modem 3G.
fonte: eu mesmo e Techmundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário