segunda-feira, janeiro 30

Bloqueio de mensagens no twitter

Resumo da noticia:
A rede social, Twitter é uma das que mais crescem em todo o mundo, nós sabemos disso, através do passarinho azul podemos nos divertir lendo mensagens engraçadas como piadas por exemplo e até mesmo aprender muito seguindo várias páginas relacionadas a curiosidades e noticias. Porém, é claro, como se diz "nem tudo que reluz é ouro", o twitter assim como outras redes sociais está cheio de informações negativas, palavras de baixo calão e é por isso que em alguns países alguns "twetts" serão censurados.
Para saber mais ou entender melhor leia a noticia a baixo retirada do site do olhar digital

Noticia:
A censura online parece não ter fim. Após sites como 4Shared e File Serve mudarem suas políticias virtuais após o fechamento do Megaupload, na semana passada, agora é o Twitter quem se manifestou a respeito de suas regras de conduta na internet.

O microblog começou, por iniciativa própria, a bloquear mensagens em certos países que podem considerá-la ofensiva, apesar de permitir que usuários de outras partes do mundo possam ler o tuíte sem problemas.

Em um post feito no blog oficial da plataforma, o Twitter anunciou que, para continuar sua expansão pelo mundo, teve que escolher entre apagar completamente tuítes, que se tornariam inacessíveis em todas as partes do mundo, ou apenas tirá-los em alguns países. Isso é necessário devido a diferentes leis ao redor do mundo, além da receptividade de certos assuntos em determinados países.




A ação permite, por exemplo, que mensagens pró-nazismo não sejam mostradas para usuários da Alemanha e França, que censuram esse conteúdo. Porém, usuários de fora desses países poderão ler as mensagens sem problemas.

Além disso, o Twitter afirma que, ao exercer essa tática, o microblog se aproxima ainda mais do respeito. Vale lembrar que o site tem parceria com o ChillingEffects, uma organização transparente que vai registrar e relatar todo e qualquer tweet que for bloqueado.

"Começando hoje, damos a nós mesmos a capacidade de reter conteúdos de alguns usuários de forma reativa em um determinado país, mas mantendo a postagem disponível para o resto do mundo, com base no endereço IP do usuário.", continou.

Essa seria uma maneira de controlar ainda mais as contas dos internautas cadastrados. Apesar da novidade, muitos não a veem com bons olhos. O Twitter se tornou uma ferramenta muito usada para o jornalismo cidadão nas revoltas do Oriente Médio, que tiveram força no ano passado. Sob as novas regras, é possível que manifestações políticas não sejam capazes de usar o microblog, e muitos regimes repressivos, onde o site não está disponível, condena quem se voltar contra os ditadores.


"Um dos nossos valores fundamentais como empresa é defender e respeitar a voz de cada usuário. Tentamos manter o conteúdo até onde e quando podemos, e vamos ser transparentes com todos. Os tweets devem continuar a fluir", concluiu o Twitter.

Minha opinião:
Acho certo que o microblog faça isso, pois assim é determinado um limite para tais informações, o que de certo modo traz maior segurança aos usuários do Twitter, porém também acho que a Internet assim fica menos democratizada, o que é um problema. E você o que acha?, comente, dê a sua opinião:

Nenhum comentário:

Postar um comentário