segunda-feira, dezembro 12

Atualização para o Xbox360

A Microsoft disponibilizou nesta terça-feira (06/12) a atualização de seu sistema nos consoles Xbox 360 de 35 milhões de usuários em todo o planeta. No entanto, as reações diante das novidades foram bem divididas.

De acordo com o site CNET, algumas pessoas afirmam que a espera não valeu tanto a pena assim, já que as mudanças foram apenas no design e interface do serviço e não na adição ou alteração de ferramentas que, de acordo com alguns, continuam praticamente as mesmas. Outros usuários reclamam que as atualizações são muito confusas.

No entanto, há quem esteja satisfeito com a interface completamente redesenhada e que dá acesso a mais conteúdos de um jeito mais fácil. Apesar de ser estranha, a primeira sensação depois de utilizar a nova dashboard por alguns minutos (tanto com o controle quanto com o Kinect), é de que a interface é muito mais intuitiva, em partes devido ao design mais "clean" com relação ao seu antecessor.

Com um visual mais simples e agradável, talvez a verdadeira surpresa tenha sido a capacidade de compartilhar suas atividades pelo console no Facebook, como conquistas e títulos que temos interesse em jogar com outras pessoas - recurso este que já podia ser visto no PlayStation 3 e Nintendo Wii.
Aliás, o compartilhamento de dados parece ter sido algo fundamental na atualização, já que os gamers poderão armazenar saves de games no serviço de armazenamento da nuvem. No total, o usuário terá 512 MB à disposição, espaço mais do que suficiente.

A atualização, agora, também possui uma ferramenta de voz através do Kinect com a ajuda do buscador Bing. Se os usuários estiverem procurando pelo game "Call of Duty", por exemplo, basta dizer ao Kinect: "Bing, Call of Duty" e pronto! O videogame trará todas as informações do jogo pelo Xbox Live Marketplace.

Outra novidade é a adição de mais 40 provedores de conteúdo, que a partir de agora vai contar com a programação de canais como ESPN, Hulu Plus, Lovefilm (no Reino Unido), Netflix e outros. Nas próximas semanas, os conteúdos da Comcast, Verizon FiOS TV, HBO Go e outros também serão adicionados (infelizmente, não disponíveis no Brasil).

Por fim, quem tem um Windows Phone 7 poderá interagir com o console de maneira direta, através de várias ferramentas. O celular poderá ser usado como controle sobre alguns serviços, além dos usuários poderem pesquisar por catálogos de filmes, programas de TV, música, videogame e outros aplicativos. Também é possível comprar arquivos de música e vídeo - tudo pelo smartphone.
Vale lembrar que o novo design disponibilizado pela Microsoft é gratuito, mas requer que o usuário tenha uma assinatura Gold do Xbox, que custa R$ 89 reais por ano, aqui no Brasil. Muitos serviços também ficam inativos sem uma conta paga no sistema como o Hulu Plus e Netflix, por exemplo, e alguns deles não estarão disponíveis para os gamers brasileiros.

Se podemos resumir as cinco principais mudanças no update da dashboard, são elas:

- 512 MB para armazenamento de dados na nuvem
- Novo conteúdo de TV, em parcerias com EPIX, ESPN, Hulu Plus, Netflix e outros canais
- Novas habilidades de interação com o Kinect, como a adição da voz, por exemplo
- Compartilhamento de conquistas e outras informações em tempo real no Facebook
- Interação com o Windows Phone 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário